Protesto! Por que os professores de história têm que ser sempre tão brutos no ato de passar sua sabedoria para nós? Ainda ontem descobri que na Guerra do Paraguai o Brasil não atuou como um Godzilla destruindo a promissora economia paraguaia. Na verdade, a economia do Paraguai não era tão diferente da atual, ou seja, nada de mais. Pensei errado durante anos, aprendi assim. Zapt! Não existe.
Tudo bem, a História, assim como qualquer ciência, modifica-se com o tempo: novas descobertas são feitas e os documentos que dão origem aos livros vão sendo atualizados. Mas que não é fácil destruir aqueles famosos mitos que a professora da terceira série colocou nas nossas cabeças, ah, isso não é não!
Eu lembro como se fosse ontem: “Pessoal, presta atenção! O verde é por causa das grandes florestas, o amarelo é por causa do ouro, o azul é por causa dos rios e mares e o branco é pela paz.” . Era uma ideologia tão bonita não? Sinto muito.
A bandeira do Brasil foi criada em 1889 por um decreto de Benjamin Constant. A antiga bandeira era muito parecida com a americana, o país se chamava Estados Unidos do Brasil. Precisávamos de uma bandeira nossa! Ela foi criada por Raimundo Teixeira Mendes com a ajuda de dois astrônomos. Até aqui tudo bem.
O verde faz referência à casa real de Bragança e o amarelo à casa real dos Habsburg. Bragança era a casa de D. Pedro I e Habsburg a de Leopoldina, sua esposa. A parte azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro do dia 15 de novembro de 1889. Pasmo? Não acabou.
As estrelas estão dividas em sete constelações e cada estrela representa um estado (a que está na parte de cima corresponde ao Pará e não ao Distrito Federal como sempre pensei). O lema “Ordem e Progresso” é do filósofo Positivista francês Augusto Comte.
Vivendo e aprendendo.
9 comentários:
esses dias recebi um email de um conhecido, que estava chocado com essa informação, dizendo que era mais feliz quando acreditava que era verde=matas, amarelo=ouro, etc... hahahhaha
Tchê, esse negócio do Comte e da esfera celeste eu já sabia... mas essa dos Bragança Et Habsburgo, ao mesmo tempo que é novidade, não surpreende, já que nada naquela época era tão bonitinho quanto se coloca na escola. Já dava pra imaginar que tinha algum interesse por trás disso, e provavelmente naquela época esse interesse não era nem um pouco obscuro. Nós, nativos do século XX é qua crescemos sob um regime de ignorância.
Tudo o que sei de História, aprendi fora da Escola.
Abraço!
Nossa, era tão linda essa estória do verde-mata, amarelo-ouro.
Às vezes é bom saber a verdade, mas não vejo motivos para deixar de gozar da alegria de acreditar nas coisas simplórias antes contadas. Viva o verde que representa a mata.
=)
Como não aprendi nada disso na escola, digamos que a minha primeira aula de História do Brasil aconteceu aqui! =)
Obrigado pela visita.
Um beijo.
Acho que todo professor de história é maluco. O meu sempre começava a aula falando de um assunto e no final nós pegava-mos falando em um assunto totalmente fora de contexto.
PS: Porque a estrela de cima representa o Pará?
Te enrolo em qualquer bandeira e faço amor à patria!
Já conhecia a verdadeira história da bandeira do Brasil, não conhecia era a versão que te ensinaram na escola! fiquei fã da segunda! E, afinal de conta, as coisas têm o significado que nós lhe damos... talvez a história da origem da bandeira seja uma; mas as pessoas podem sempre atribuir-lhe outros significados! Abraço.
P.S. Não podemos acreditar em tudo o que nos dizem! Temos que ter espírito crítico, sempre questionando a realidade... Ainda bem que assim procedes, para não seres submergido pela ignorância. Outro abraço, desde Portugal. (Olha, nunca percebi isso do Verde associado com o D. Pedro... Eu sempre associo o Azul, que é a cor da Monarquia...)
E aí, Daniel, beleza???
Voltei aqui neste post pra relatar que meu servidor de URL simplesmente fechou as portas sem mais nem menos, e por isso o endereço do meu blog "3/4 de Verdade" mudou para
http://34deverdade.890m.com/
(favor atualizar link)
Abração!!!
que vontade de matar a andi...
eu tinha pensado num comentário digno do seu texto, mas to rindo demais pra isso no momento... e a culpa eh dela...
amor à pátria?
uahuahuah
adoramos, né?
beijocas, meu xuxu!
Postar um comentário