quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mundo Insone


Seja pelo trabalho ou pelo estudo muitas pessoas estão diminuindo a sua dose diária de cama. Imersas num cotidiano cada vez mais agitado a maioria das pessoas não tem mais conseguido programar seus despertadores para, de fato, dormir. Porém, o sono tem total importância no funcionamento do nosso corpo e de nossa mente, sendo imprescindível para que tenhamos um melhor rendimento em nossos afazeres sejam eles quais forem.
Uma pessoa entre 17 e 50 anos precisa de pelo menos 7 horas ininterruptas de sono diariamente para recuperar suas energias. O não cumprimento dessa regra da fisiologia humana pode causar uma série de problemas como estresse, envelhecimento precoce, enfraquecimento do sistema imunológico, mudança abrupta de humor e desatenção.
As sonecas não são ideais mas também são bastante válidas como “recarregadores” de energia imediatos. Algumas empresas, como a IBM, estão inclusive disponibilizando salas especiais com pufes e sofás para que seus funcionários possam tirar uma soneca depois do almoço. A sesta tem funcionado: a produtividade dos funcionários, e conseqüentemente da empresa, aumentou.
Muitos são os fatores que interferem na hora de “pegar no sono”, como ruídos e luminosidade. Por isso algumas informações são válidas para pessoas que tem dificuldade de dormir: não comer exageradamente a noite, evitar café e refrigerantes antes de dormir, ter um colchão confortável além de manter o local bem escuro e silencioso.
E o mais importante: apesar de estar cada vez mais difícil se desvincilhar de trabalhos jamais leve-os para a cama com você. Isso dificulta o desligamento e interfere na qualidade da noite de sono. Durma bem.


2 comentários:

Anônimo disse...

É. De preferênica deixe tudo em seu lugar e vá sozinho para a cama.

Mas, se precisar levar algo, que seja um belo.......... de um cobertor. hehehehe.

isabela. disse...

céus.

no mínimo sete horas senão envelhecimento precoce, imunidade baixa, e não pode café nem problemas?

céus.